
A I MOSTRA DOS CURSOS DE ARTES CÊNICAS DIREÇÃO TEATRAL E ARTES CÊNICAS INTERPRETAÇÃO TEATRAL NO PRAÇA NOVA é um evento artístico, acadêmico e extensionista que tem por finalidade dar continuidade à fomentação e à circulação dos projetos artísticos produzidos pelos Cursos de Artes Cênicas Direção Teatral e Artes Cênicas Interpretação Teatral.
O evento é uma ação do Programa de Extensão Porta Aberta (ano 08) que visa tanto à democratização do acesso à Arte quanto o avanço nas reflexões críticas sobre os estudos cênicos pela via extensionista. Quero com isso dizer que os componentes artísticos, espetáculos e performances, em ação extensionista foram desenvolvidos por diretrizes de ensino e de pesquisa nas disciplinas Ateliê de Criação de Cena (V, VI e VIII semestres) e também visam à formação de plateia, bem como a reafirmação da relação entre a comunidade e a produção artístico acadêmica.
A I Mostra no Shopping Praça Nova começou a ser organizada em uma reunião no dia 11/062025 com a presença do Diretor do Centro de Artes e Letras (UFSM) Prof. Dr. Gil da Costa Negreiros, a Coordenadora do Programa de Extensão Porta Aberta e Coordenadora dos dois cursos de Artes Cênicas (UFSM) Profa. Dra. Mariane Magno Ribas, o Superintendente do Shopping Praça Nova Santa Maria Mustafa xxxx e a Gerente de Marketing Superintendente do Shopping Praça Nova Santa Maria Juliana Brum.
Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Artes Cênicas Bacharelado Direção Teatral e Artes Cênicas Bacharelado Interpretação Teatral:
“sustentam a formação profissional ética e crítica do cidadão artista-pesquisador, convergindo ensino e pesquisa. O presente projeto também atua na extensão, fundamentada no elo entre a instituição e a comunidade, construindo o saber artístico na determinante relação do artista cênico com o público.”
Os PPCs dos dois Cursos Curso organizam as disciplinas teórico-práticas em três etapas:
“Na primeira etapa do curso, que corresponde ao primeiro, segundo e terceiro semestres, o/a aluno/a é introduzido/a nas artes cênicas como área de saber, através do contato com o conhecimento que fundamenta a investigação da linguagem da cena.
Trata-se da tomada de consciência, do reconhecimento e da exploração pelo discente de seus meios expressivos, assim como da exploração de conceitos e noções que orientam as discussões sobre o teatro e a arte. A partir de práticas da cena, busca-se a articulação entre o processo de criação, sob a perspectiva de diversas funções, com a produção do saber no âmbito das artes cênicas.
A segunda etapa, que integra o quarto, quinto e sexto semestres, tem por objetivo proporcionar ao aluno experiências sobre diversos processos de criação e produção em artes cênicas. As disciplinas teórico-práticas incluem uma carga horária específica para Prática Discente que corresponde à necessidade do aluno-artista-pesquisador em formação desenvolver parte do seu trabalho de experimentações e pesquisa de modo autônomo.
A terceira etapa, o Trabalho de Conclusão de Curso TCC se constitui como uma pesquisa que desenvolve aspectos científicos e artísticos de modo convergente na experimentação e reflexão de metodologias de criação em Atuação Teatral. Articula também a singularidade autoral do artista discente nos aspectos empíricos do processo de criação.
Em todo o seu decorrer, o curso visa, através de disciplinas teóricas, a formação do pensamento crítico sobre o fazer artístico e o desenvolvimento de discussões sobre a relação indissociável do teatro com a sociedade. Organizadas em vista de contextos históricos, fenômenos e conceitos teatrais específicos, essas disciplinas foram sistematizadas em torno de dois eixos principais de ampla intercessão: o europeu e norte-americano, abrangendo suas relações com o teatro oriental, e o teatro latino-americano, de forma mais específica o teatro brasileiro.
A carga horária das ações de extensão está localizada integralmente no formato de ACEx (Atividades Complementares de Extensão). Nessas, o discente pode exercitar a diversidade de ações destinadas ao público externo, atuando em múltiplas funções e diferentes formatos, entre eles, a circulação de obras cênicas produzidas pelo Curso e por docentes do Departamento de Artes Cênicas e a produção de eventos artísticos. Deste modo, também mantemos a inter-relação do tripé pesquisa, ensino e extensão.
À integralização curricular o/a discente deve cumprir 276 horas de Atividades Extensionistas.
Os dois PPCs podem ser acessados tanto no site da Mostra quando no site do curso.

