Programa de Extensão
COORDENAÇÃO: Prof. Dra Mariane Magno Ribas DAC/UFSM
PORTA ABERTA
III Mostra das Artes Cênicas - Estudos Digitais 2021
A III MOSTRA DAS ARTES CÊNICAS — ESTUDOS DIGITAIS 2021 é um evento artístico e acadêmico integralmente digital, que tem por finalidade dar continuidade à fomentação e à circulação (via web) dos estudos artísticos produzidos pelos discentes dos Cursos Artes Cênicas — Bacharelado e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. O evento visa tanto à democratização do acesso à Arte quanto ao avanço nas reflexões críticas sobre os estudos cênicos digitais desenvolvidos pelo REDE/UFSM (Regime de Exercícios Domiciliares) durante os semestres letivos 2020/1 e 2020/2. O contexto REDE/UFSM, sob as resoluções 024/2020 UFSM e 042/2021 UFSM, atua no modo remoto decorrente da suspensão das atividades presenciais que foi necessária em virtude da pandemia Covid-19. Sob tais circunstâncias e contexto, o evento também colabora com as investigações e discussões sobre os diversos pontos de tensão entre a linguagem cênica presencial e a linguagem cênica digital no que se refere à imposição da ausência de presencialidade e convívio.
Os cursos contemplados com este projeto fundamentam, sob sua base curricular comum, nos quatro primeiros semestres, a construção da linguagem e da poética da cena a partir de uma formação sobre conteúdos e experiências que exigem a presença física do outro, ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Do confronto físico entre toda materialidade (atores, espaço, objetos de cena, etc) envolvida na cena, é criada a poética. Essa exigência de compartilhamento do espaço físico também se dá com a plateia, pois a cena presencial e o convívio acontecem em tempo-espaço real.
A discussão e perguntas vigentes no métier teatral e que abordam tensões entre o presencial e o digital se desdobram dentro e fora do contexto acadêmico, e o ambiente é pantanoso. O evento contempla os estudos desenvolvidos apenas sob o contexto REDE/UFSM e acontece unicamente no modo digital. Objetiva, portanto, abrir fendas para avançar no pensamento e desdobrar questões que talvez só essa ausência imposta da presencialidade nos permita acessar.
A impossibilidade do convívio, decorrente da pandemia Covid-19, impede a presencialidade desde o primeiro semestre letivo de 2020 e limita qualquer estudo, atuação e criação de cena apenas ao modo remoto. Impõe-se, assim, aos discentes, um outro espaço de trabalho sob uma outra linguagem e um outro paradigma. Esse contexto integralmente digital evidencia a discussão e também os questionamentos que já estão expostos. Trata-se de perspectivas, provocações, exercícios poéticos e reflexões que abordam certas tensões entre a realidade presencial e a realidade digital.
Utilizando um espaço desterritorializado e mediado via plataformas digitais, o evento abre a porta tanto para compartilhar com o público as investigações, perguntas, desafios e outros do formatos de estudos cênicos digitais quanto para disponibilizar um espaço de diálogo que colabore com o avanço nas reflexões e que abra outras porosidades para se pensar o tempo, o espaço e a cena contemporâneos. Problematiza-se, por conseguinte, o processo de criação, questões epistemológicas no processo de formação, a linguagem e elementos de cena, a perspectiva do que se vê e a relação "palco-plateia".
A III MOSTRA DAS ARTES CÊNICAS — ESTUDOS DIGITAIS 2021 também visa à formação de plateia, bem como a reafirmação da relação entre a comunidade e a produção artístico acadêmica.
A III MOSTRA DAS ARTES CÊNICAS – ESTUDOS DIGITAIS 2021 visa colaborar com a formação de um pensamento em Arte que tensiona o modo presencial a partir da realidade digital imposta a todos como único meio de continuar pesquisando, criando e trabalhando a partir de elementos constituintes da cena teatral.
A III MOSTRA DAS ARTES CÊNICAS — ESTUDOS DIGITAIS 2021, por seu caráter não-competitivo e de natureza extensionista, objetiva promover a circulação da produção artística discente tendo como alvo o público das Escolas de Santa Maria e região, atuantes na área das artes e também o público digital espontâneo. Desse modo, os estudos discentes, vinculados à pesquisa e ao ensino, visam atingir extensão pela circulação em evento acadêmico. Por essa via digital, o discente atinge a totalidade de sua formação contemplando o tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão sob a experiência de um processo de formação necessário, inovador, corajoso, crítico e em diálogo com o público.
O evento é ação do Projeto de Extensão Porta Aberta III Mostra das Artes Cênicas que está vinculado ao Programa de Extensão Porta Aberta.