
Boca do Lixo

Sinopse:
Partindo das experiências de vida da Performer e da noção de programa performativo de Eleonora Fabião, irá se propor uma série de programas performativos relacionais, que chamamos de programas provocativos, a serem performados pela diretora/performer bem como pelas pessoas que estiverem presentes ao ato performativo. Nesta série irá se abordar temas como pobreza, exclusão e silenciamento de corpos e mentes divergentes.
Direção: Alexandra Marin
Orientação: Daniel Reis Plá
Classificação indicativa:
Datas: Performances entre 8 de outubro e 12 de dezembro
Horários: Durante o dia
Caena

Sinopse:
Cena performativa que atravessa os sentimentos reprimidos e silenciados da Caena através da raiva feminina. Ela se desdobra em imagens, palavras e gestos para expor as violências sutis e explícitas do cotidiano, a repressão dos desejos, os traumas afetivos e o autoconhecimento. Entre força e fragilidade, ela confronta o julgamento social e reivindica o direito de existir em sua totalidade emocional e corporal tendo sua raiva como voz e libertação.
Direção de Cena: Vanessa Corso
Atuação: Antonio Pedrazzi, Lívia Marafiga e Suzane Mokfa
Orientação: Mariane Magno Ribas
Classificação indicativa: 18 anos
Datas: 28 e 29 de Outubro
Horário: 19:00
Gatilhos: violência contra mulher, sangue falso, nudez parcial, assédio sexual
Cérebro_Coração

Sinopse:
A partir da obra “Cérebro_Coração” de Mariana Lima, a dra. Letiele Bassedone apresenta uma conferência que articula vida, arte, ciência e tecnologia enquanto é constantemente atravessada por sentimentos humanos.
Atuação: Letiele Bassedone
Orientação: Lisandro Pires Bellotto
Classificação indicativa: 14 anos
Datas: 03 e 04 de Novembro
Horário: 19:30
Um Conto do Loop

Sinopse:
Era uma vez uma menina chamada Loretta, que mora na cidade onde o centro de física experimental está localizado: ele é conhecido pelos moradores como O Loop. Por causa das pesquisas realizadas lá, várias coisas estranhas acontecem nas redondezas. Loretta se encontra obrigada a investigar uma das anomalias causadas pelo Loop, o que pode mudar sua vida para sempre.
Direção: Pablo Canalles
Atuação: Alice Piovesan e Cândice Lorenzoni
Orientação: Pablo Canalles
Classificação indicativa: Livre
Datas: 11 e 12 de Novembro
Horário: 19:00
Fábulas por Telefone

Sinopse:
A imaginação do público é convocada pela atuação da atriz com a palavra em três audiodramas criados a partir de fábulas de Gianni Rodari. Três histórias curtas trazem cada uma personagens, situações e lugares inusitados, surpreendendo e encantando o ouvinte e promovendo reflexões.
Direção e Técnica de Gravação: Silvana Baggio
Atuação: Melissa Froes
Orientação: Silvana Baggio
Classificação indicativa: Livre
Data apresentação: Dia 14 de Novembro disponível no Spotify
A Vida é Sem Graça Quando Não Se Está Sofrendo Por Amor

Sinopse:
Existe um momento, logo depois do fim, em que o silêncio da ausência se torna ensurdecedor. Onde antes havia uma presença, agora há um eco. Um abismo que ainda tem cheiro, nome e endereço. Você tenta entender onde foi que se perdeu — no toque, na palavra, no instante em que se prolongou demais. Escreve cartas que nunca serão entregues. Fala com um fantasma. Beija de olhos abertos para não esquecer. Ama como quem tenta não morrer. Entre memórias e divagações, o tempo se dobra. É difícil saber o que veio antes: o amor ou o vazio. Mas o corpo insiste. O corpo lembra. O corpo conta.
Direção: Eduarda Tomé
Elenco: Caetano Arrais, Eduarda Tomé, Epifânia Torres, Diogo de Melo, Guilherme Bueno, João Pedro de Moraes e Thales Schlottfeldt.
Orientação: Lisandro Bellotto
Classificação indicativa: 16 anos
Datas: 15 e 16 de Novembro
Horário: 19:00
Programma Alla Puttanesca

Sinopse:
Quando o prazer e o escapismo da realidade se encontram, a verdade sai e tudo o que resta é fechar os olhos e chorar em posição fetal [preferencialmente nos braços de um homem bem grande]. Este programa, digo, espetáculo, retrata a vida de Gilda, uma prostituta que está presa em um manicômio e ainda mais presa em suas próprias fantasias e convicções. Entre desilusões amorosas, obsessão por séries de comédia e o medo inegável de se encontrar sozinha e mal acompanhada, o futuro de Gilda está novamente nas mãos de um homem.
Direção: Pablo Canalles
Elenco: Silvia S. de Oliveira, Antônio Pedrazzi, Enzo Fruet, Júlia Costa, Jojo Rodrigues
Orientação: Pablo Canalles
Classificação indicativa: 16 anos
Datas: 18 e 19 de Novembro
Horário: 19:00
Gatilhos: Violência sexual e linguagem explícita.
Pequena Coreografia do Adeus

Sinopse:
Nesta adaptação da obra literária "Pequena Coreografia do Adeus" de Aline Bei para o teatro, o espectador é convidado a conhecer a personagem Júlia Terra que, criada num lar disfuncional, encontra na arte um caminho para desvencilhar-se das amarras da ausência de afeto e conquistar a liberdade para escrever a sua própria história.
Direção: Silvana Baggio
Atuação: Júlia Gnas
Orientação: Silvana Baggio
Classificação indicativa: Livre
Datas: Dia 20 e 21 de Novembro
Horário: 19:30
Valsa n.6

Sinopse:
Sônia é uma jovem de 15 anos que tenta desesperadamente reconhecer onde está em meio ao tormento de uma memória fragmentada. Aos poucos suas lembranças vão trazendo fatos como peças de um quebra-cabeças que reconstroem sua história marcada pela Valsa n.6 de Chopin.
Direção: Silvana Baggio
Atuação: Sabrina Vargas
Orientação: Silvana Baggio
Classificação indicativa: Livre
Datas: Dia 22 e 23 de Novembro
Horários: 19:00 no primeiro dia e 18:00 no segundo dia
Aquilo Que me Inventa

Sinopse:
Observo o mundo como quem tenta decifrar o invisível. Há algo no modo como as coisas acontecem, um movimento quase imperceptível.Tento entender o que permanece, o que atravessa, o que insiste em voltar. Eu invento. E ao inventar, sou inventada.
Direção: Fabiana Fontana
Atuação: Isadora Bodini
Orientação: Fabiana Fontana
Classificação indicativa: 10 anos
Datas: 26 e 27 de Novembro
Horários: 19:00
Xucra

Sinopse:
XUCRA é um espetáculo performativo baseado nas vivências da performer no interior do rio grande do sul, e atravessadas pelo texto MUGIDO de Marília Floôr Kosby. Através do hibridismo de linguagens e narrativas, a obra acontece na relação visceral entre a mulher, a mãe e a vaca — figuras abjetadas em uma confluência de tempo que se mede em água de rio. Cuca, araucária, pelotas, guaraná, sinuca, agnolini, crochê, salame, mato, rio, sul. Estava a mãe. Estavam a mãe e todas as outras, alimentando o desejo de permanecer vivas — e xucras. Você já parou para ouvir o mugido de uma vaca? Entre o pampa e a saudade de casa, o sul do sul, por inteiro.
Direção de Cena: Vanessa Corso Bressan
Performer: Maria Laura Barancelli
Orientação: Lisandro Pires Bellotto
Classificação indicativa: 16 anos
Data: 30 de Novembro
Horário: 19:00
Gatilho: Violência
Corpazú

Sinopse: O que não é visto vive por ser sentido. Dentro de nós, existem criaturas que aguardam para nascer, experimentar, explorar. Algumas vezes, se olharmos de relance, elas se mostram visíveis através da selva que percorrem.
Orientação: Elcio Rossini
Classificação indicativa: Livre
Data: 11 de dezembro
Horário: 18:00

